Multivitamínicos: quais os benefícios para sua saúde?



O que são Multivitamínicos ?

Multivitamínicos, também conhecidos como polivitamínicos, são complexos vitamínicos-minerais essenciais para a saúde de todos, pois possuem a capacidade de suprir às necessidades de micronutrientes quando a alimentação não consegue atingir suas necessidades nutricionais. Contudo, vale ressaltar que os alimentos possuem propriedades capazes de atender às necessidades nutricionais de cada indivíduo, mesmo os atletas.

As vitaminas e minerais são nutrientes “essenciais” para o organismo. Isso quer dizer que em casos de deficiência a complementação/suplementação pode ser interessante, já que muitos deles não são fabricados pelo organismo. Por isso, precisam ser obtidos por meio dos alimentos que comemos combinados com a suplementação. Esses nutrientes são vitais para a nossa saúde, pois servem de base para funções cerebrais, contração muscular, balanço de fluidos e produção de energia.

A deficiência de apenas um desses nutrientes vitais pode causar sintomas como: queda de cabelo, unhas fracas, dores de cabeça, dores musculares, letargia, fraqueza muscular, deterioração de tecidos de conectividade e supressão da função imunológica. Diversos estudos, como os do College of Sports Medicine e outras universidades, mostraram que devido ao fato de pessoas ativas, como esportistas e praticantes de atividade física, gastarem esses nutrientes mais rapidamente, é comum que eles precisem de mais vitaminas e minerais “multivitaminicos” do que pessoas menos ativas.

 

Quais Multivitamínicos devo tomar?

Dependendo de seu objetivo, você deve prestar ainda mais atenção em alguns micronutrientes encontrados no multivitamínicos ou polivitamínicos:

  • Crescimento muscular e recuperação: cálcio, cobre, magnésio, fósforo, potássio, tiamina, vitamina C, vitamina D,  zinco.
  • Energia e resistência: ferro, magnésio, niacina, ácido pantotênico, fósforo, potássio, riboflavona, sódio, tiamina, vitamina B12.
  • Saúde e longevidade: cálcio, ácido fólico, riboflavona, vitamina A, vitamina B12, vitamina B6, vitamina C, vitamina D, Vitamina E e zinco.
  • Saúde da mente: ácido pantotênico, vitamina B6.

Vale ressaltar que você também pode aumentar o consumo de nutrientes por meio de outros suplementos e alimentos, como multivitamínicos e polivitamínicos. O principal propósito dos multivitamínicos convencionais é fornecer o mínimo para prevenir a deficiência de vitaminas e minerais. Contudo, você pode atingir benefícios para a saúde e performance com maior ingestão de alguns nutrientes específicos, vindos também da própria alimentação.

 

Multivitamínicos para Atletas

O suplemento multivitamínico reúne as principais opções de vitaminas e minerais que qualquer atleta precisa em seu cotidiano. Ao realizar uma atividade física, nosso organismo pede ainda mais esses tipos de nutrientes para poder se recuperar de uma melhor maneira e também para poder melhorar o desenvolvimento muscular.

O multivitamínico é responsável por abastecer o nosso organismo com nutrientes indispensáveis e que contribuem com a realização de exercícios físicos. Quando se treina em alta intensidade, é preciso possuir uma boa recuperação dos músculos para garantir o resultado esperado. Com o consumo do multivitamínico, alcançar a hipertrofia se torna ainda mais fácil. Além disso, o consumo deste produto faz com que você se sinta melhor para enfrentar as batalhas diárias sem colocar em risco a sua disposição.

Embora muitos não saibam, o multivitamínico tem uma grande relação com a hipertrofia. Para melhorar os seus resultados nos treinos, é preciso contar com uma boa recuperação e um bom desenvolvimento dos músculos. É aí que este produto entra na conversa. Ele contribui de forma direta na regeneração do tecido muscular logo após os treinos, facilitando manter uma boa intensidade das atividades. A ingestão dos nutrientes oferecidos pelos multivitamínicos é exatamente o que nossos músculos estão pedindo no pós-treino.


Como tomar Multivitamínicos ?

Como tomar multivitamínicos irá depender da demanda do organismo de cada um. Será necessário avaliar a dieta e também a intensidade dos exercícios físicos praticados pelo atleta. Embora o Ministério da Saúde recomende a quantidade ideal de micronutrientes por dia, a dosagem acaba variando de pessoa para pessoa, por isso, o contato com um profissional é indispensável.



Conheça o Multivitamínico da BiforNutri: Maxxy Vitta A-Z

         

Clique aqui para comprar pela loja online.

Veja Também

COMO TRATAR A ROSÁCEA

Quem não conhece alguém que fica vermelho com facilidade? Em alguns casos, esse efeito é patológico e relacionado a uma doença dermatológica chamada Rosácea. Saiba mais.

Pesquisa Revela: Ingestão de água durante prática de atividades físicas é fundamental.

Pesquisa reafirma a importância da hidratação durante a prática de exercícios.

#5 Dicas de Cuidados com a pele no inverno

O friozinho está chegando e com ele começam as preocupações com a pele no inverno. Confira aqui algumas dicas para você curtir o inverno sem medo da sua pele e seus lábios.